o que é uma Pederneira?

O QUE É?

Basicamente é uma ferramenta para produzir faíscas. Para fazer fogo. Uma “pedra” gigante de isqueiro que, atritada com um metal, produz uma quantidade de faísca.

MAS PORQUE TER UMA?

Uma pederneira pode trabalhar em situações bem mais severas e desfavoráveis ao funcionamento de fósforos, isqueiros e outros dispositivos. Além de ser um acessório utilizado por muitos amantes do nomadismo aventureiro, a pederneira é um importantíssimo equipamento de sobrevivência que não pode faltar no seu kit. Mesmo que você não vá utilizá-la devido à falta de “simpatia” por ela, não deixe de tê-la como um item emergencial.

COMO FAZER FOGO:

Basicamente usa-se a pederneira como um par de pedras na antiguidade. Monta-se um “ninho” de palha, folhas secas ou outros materiais disponíveis de fácil inflamação e lança-se faíscas sobre ele.

SOBRE:

A pederneira é dotada basicamente de uma rocha muito dura chamada SILEX. Até parece um grande corpo metálico, mas trata-se de uma “pedra” muito dura que é composta por opala e caledônia em tom bem escuro. Ela possui a propriedade de produzir faíscas quando esbarrado com o ferro. Este acontecimento se denomina “Pirômaco”. O Magnésio também pode ser utilizado para este fim.

Em simples palavras um equipamento que gera faíscas em grande quantidade e proporções. A vantagem é que em situações mais severas o equipamento pode continuar funcionando, mesmo após ser molhado, por exemplo. Neste caso deverá ser riscada algumas vezes para se desprender da umidade.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *